BALANÇO DAS PRÉVIAS DO PT EM BELFORD ROXO
O Blog hugoalvesjr.blogspot.com.br encaminhou algumas perguntas ao ex-secretário William Campos, hoje, um dos coordenadores do projeto petista que visa a reeleição do prefeito Alcides Rolim.
Leia um balanço das Prévias do PT de Belford Roxo.
Depois das Prévias, o PT sai fortalecido pelo processo democrático, ou enfraquecido pela disputa?
Para mim o PT venceu, mas a militância deu um alerta para os dirigentes... As Prévias foram uma catarse para os filiados em Belford Roxo. Apenas 895 filiados participaram das Prévias. Com toda a polêmica instalada.
Tenho sido atacado por alguns quando falo que o diretório municipal deixou muito a desejar nesses últimos anos. Faltou vida partidária, seminários, debates, reuniões regulares, festas, etc. Um partido político, não pode ser despolitizado.
Temos um prefeito, vários secretários, três vereadores, agora quatro, do PT, e aí ?
Qual é o projeto?
Qual é a política?
Qual a relação com os filiados e a sociedade?
Por outro lado, a união da comissão eleitoral, a paz do processo de votação e o respeito entre as campanhas mostrou que podemos nos tornar uma referência partidária se rompermos com o burocratismo parasita da máquina.
O vereador Fidélis, abandonou a sua candidatura para apoiar Alcides Rolim. Esse gesto influenciou no resultado?
Totalmente. É só analisarmos os números finais. Alcides teve 81 votos acima da chapa 3, de seus apoiadores. Desses 81 votos a mais, 67 votaram na chapa 2 do Fidélis e 14 não são identificados. Isso quer dizer que se Fidélis fosse candidato, teríamos segundo turno e Jacó teria sido o primeiro colocado, com Alcides em segundo.
Isso sim seria uma derrota para Alcides e seus apoiadores. Fidélis conseguiu contribuir decisivamente para o processo ao priorizar sua comunidade e dialogar com o prefeito. É um ponto de equilíbrio entre as duas candidaturas que precisa ser valorizado, compreendido e, principalmente, respeitado, como força política.
Para mim, o vereador Fidélis foi, junto com Ângelo Ventura, a diferença entre a vitória e a derrota de Alcides Rolim nesta Prévia.
No caso do vereador Ângelo Ventura, seus poucos votos, são exatamente a diferença entre os dois candidatos, 22. Sou grato ao vereador Ângelo Ventura, por saber diferenciar a convivência mais cotidiana com Jacó na Câmara de Vereadores, da necessidade de garantir a reeleição de Alcides Rolim para o projeto do PT em Belford Roxo. Ele fez uma opção política pelo futuro da cidade, sem corporativismo.
Qual o posicionamento das direções estadual e nacional do PT, após a vitória de Alcides Rolim nas Prévias do partido?
Falei com o Paulo Frateshi da direção nacional durante todo o dia das Prévias. Ele comemorou a vitória do Alcides, mas esta preocupado com a campanha, as alianças, o programa de governo, a governabilidade, enfim, a vitória.
A direção estadual era em sua maioria favor do Alcides, tendo o próprio presidente Jorge Florêncio acompanhado toda a apuração. Quer saber a minha opinião? Acho que as duas direções estão comemorando muito, afinal Belford Roxo, é a principal prefeitura do PT no estado do Rio de Janeiro.
O senador Lindberg Farias apoiou o candidato Jacó na disputa, como repercutiu esta derrota no PT?
Com tranquilidade. A derrota na disputa interna, não tira o brilho do senador na política. Na semana anterior, ele foi derrotado em Nova Iguaçu, que aprovou uma coligação com o PDT. Isso mostra que a mesma Baixada Fluminense que o adotou, não concorda com todos os seus pontos de vista. Lindberg ainda vai ganhar e perder muitas vezes dentro do PT.
Isso faz parte do nosso amadurecimento. O que importa é que ele honre os votos que teve em Belford Roxo para o Senado e ajude a reeleger Alcides Rolim que, após as Prévias, é o candidato de todos os petistas.
Qual será o posicionamento do prefeito Alcides Rolim em relação ao grupo derrotado nas Prévias?
Acho que o importante é considerar que somos todos vitoriosos. O PT deu um show de democracia e os candidatos tiveram um comportamento inquestionável. Passada a disputa, o importante é reconhecer que Alcides Rolim é o candidato de todos os petistas e que precisamos fazer uma campanha eleitoral que ouça e valorize todas as vozes do nosso partido.
O PT seguirá unido para a disputa pela PMBR?
Acho que essa pergunta tem que ser feita ao Jacó e aos membros da chapa 1. Tenho a esperança que o diálogo e o bom senso prevaleçam, pois já vi o PT dividido e não é bom para ninguém, só faz bem aos nossos adversários. Ninguém é o dono da verdade, precisamos aprender com as derrotas e com as vitórias. Elas sempre podem nos ensinar muito.
Agora a prioridade no PT é a formação de um arco de alianças?
A vitória de Alcides Rolim nas Prévias, garante um arco de alianças que pode chegar a mais de dez partidos. Eles estavam torcendo respeitosamente pela definição do PT. Teremos uma ampla coligação para ganhar e governar Belford Roxo.
Em sua opinião o que motivou a criação de um perfil falso com seu nome que claramente tenta desestabilizar o grupo petista colocando uns contra os outros?
Acho que o objetivo e me desmoralizar e desanimar em um momento que estou muito feliz com o prefeito Alcides Rolim. Estamos tendo uma relação mais sólida, fraterna, bem melhor do que quando fui secretário em 2009-2010.
Agora vejo um amigo, não mais um chefe.
Aprendi que tudo que brilha é motivo de cobiça, inveja e disputa.
Não sou secretário de nada, não sou presidente de nada e estou feliz.
Por que será que algumas pessoas se sentem tão ameaçadas com a minha simples presença?
Nenhum comentário:
Postar um comentário